Foi anunciado no blogue oficial do Grupo União Sport que Fábio Caeiro, atleta do clube que jogava nos juniores, irá integrar o plantel sénior na época que se avizinha.
Para quem não conhece, Fábio Caeiro é um extremo, que pode igualmente jogar na frente de ataque no apoio ao ponta de lança. Rápido, forte, intenso e tecnicista, é a sua lucidez e inteligência que o fazem marcar muitos golos ou assistir de forma capaz os seus colegas.
Esta medida é lógica e já deveria estar tomada há meses, até porque tratasse de um jogador com grande potencial, margem de progressão considerável e com todas as condições para integrar o plantel sénior.
Contudo parece-me que foi preciso o atleta em questão participar no torneio de futebol de salão que o clube se encontra a organizar, para se tomar esta decisão. Se a direcção acompanhasse os escalões de formação convenientemente, apesar de este e outros atletas treinarem constantemente com o plantel sénior, esta decisão já estaria tomada e anunciada muito antes de qualquer reforço.
E digo mais, não só Fábio Caeiro deveria integrar o plantel sénior, como também João Foito, isto porque são jogadores com grande potencial para posições muito carecidas no actual plantel sénior.
Contudo, tudo isto apenas fará sentido se houver uma aposta consistente e bem monitorizada nestes jovens valores unionistas por parte de João Prates. Senão do que vale a estes atletas integrarem o plantel sénior se depois passam um ano inteiro sem competir?
Seguirão os passos de Lino Malhão e Kimilson Varela?
Ou serão como Cláudio Martins e Paulo Pinheiro?
Sem uma aposta séria nestes quatro jovens, sou da opinião que não devem continuar no clube. Devem sim ir para o distrital e competir, jogar e evoluir, o que não conseguirão se se mantiverem no G.U.S.
É verdade que o União tem no seu plantel actual 9 jogadores da formação, mas apenas Jorge Roque, Luís Seatra e Miguel Barrenho são apostas frequentes no onze de João Prates. Rui Pereira e Rui Roque são opções mais ou menos assíduas para entrar no decorrer dos jogos, enquanto que Daniel Felício, Lino Malhão, Kimilson Varela e Rui Fradinho só em situações extraordinárias entram em campo.
Por isso qual o papel reservado para Fábio Caeiro, para além de trabalhar e treinar ao máximo para lutar por um lugar? Terá João Prates coragem para apostar neste jovem, como fez com Lino Malhão aquando da sua chegada ao clube?
A minha opinião é que em caso de dúvida jogará sempre o jogador mais velho ou o que ganhar mais por mês. Pelo menos foi este o caminho seguido pelo actual treinador na época que findou.
Desejo muita sorte ao Fábio.
Por último pergunto porque é que Cláudio Martins ainda não foi anunciado como reforço quando existe apenas um ponta-de-lança no plantel?
Cumprimentos
Rogério Malagueira
8 comentários:
foito,pinheiro,martins, na terceira divisão para aposta imediata.quantos apostam emediatamente sem ser um jogo esporadico encontras algum no reguengos,juventude,v.novas etc.
queres comandar o união por fora, não tens qualquer possibilidade porque niguém acredita em ti.
queres grandes equipas com séniores de 1º ano, á primeira derrota despachas tudo e todos, preocupa-te em seres um odvogado dos fraquinhos em que poucos acreditarão e deixa o futebol para quem percebe alguma coisa do assunto.
o claudio e o paulo, sao aqueles jogadores q acusam a pressao no uniao. um quer jogar, logo ta no escoural pra ser sempre titular. o outro ta-se pouco cagando se fica no uniao no ciborro ou no carrascal...n tem motivação
Rogério concordo contigo em muito do que dizes, deverias ter falado, não só no Paulo Pinheiro, no Claúdio e no João Foito mas n devias esquecer que o União há um tempo perdeu Jean e Tó-Pê capitães duram a formação jovem toda, poderiamos falar de caso de decadência como o Jorge Cravoeiro e o Ivan, não podemos esquecer os gaiatos de Arraiolos o João Serrano e o Nuno Gonilha poderiam mt bem ter ficado não vejo pq não, não se devem esquecer do Rui Vagarinho, no rapazinho de Mora e claro do Ricardo Ferreira e mais outros juniores por exemplo o teu irmão que foi sempre escolha assidua em todos os anos nos onzes apresentados e é com pena que vejo o Gastão não ter podido mostrar o seu contributo este ano é também um jovem com valor... Tantos nomes..
concordo plenamente com tudo isto! há miudos que nem conseguem mostrar o que valem pois o tempo em campo que o treinador lhes dá para mostrarem o que valem sao os ultimos minutos de jogo, 15min, 10min.!!!é uma vergonha, para que contratarem os fde fora se os de dentro sao muito melhores!!!apostem na terra!!!
esta muito vem dito sr. rogerio é uma vergonha o que andam a fazer com os da terra! contratam os de fora podendo fazer sucesso com os da terra, vergonhoso...nem da interesse ir aos jogos! nao se percebe qual é a do treinador! excelentes rapazes que tem no banco e sao sempre os mesmo em campo! realmente, depois admiram-se dos da terra criticarem! eu axo vergonhoso!
99% DOS JOGADORES REFERIDOS, NEM NA DIVISÃO DE HONRRA JOGAM QUANTO MUITO OS TAIS 10 OU 15 MINUTOS, NA DIVISÃO NACIONAL SERIAM UMA AUTENTICA DECPEÇÃO. OS SÓCIOS COMO EU QUEREMOS A TERCEIRA DIVISÃO NÃO A 1ª DISTRITAL.
99% DOS JOGADORES REFERIDOS, NEM NA DIVISÃO DE HONRRA JOGAM QUANTO MUITO OS TAIS 10 OU 15 MINUTOS, NA DIVISÃO NACIONAL SERIAM UMA AUTENTICA DECPEÇÃO. OS SÓCIOS COMO EU QUEREMOS A TERCEIRA DIVISÃO NÃO A 1ª DISTRITAL.
Como é possivel aparecerem analfabeticos que nao teem a coragem de escrever para o blog e nao assinarem o seu nome? dizerem mal dos jogadores da terra onde os deviam apoiar, tanto se dizia mal de direcçoes como do manuel pedro como presidente e quim capela como presidente tambem, francisco santos como presidente tambem e agora parece que esta tudo nas quintas maravilhas, onde vejo os jogadores da terra serem praticamente excluidos talvez? por quem nao perceba um bocadinho de futebol.
MANUEL FOITO, ANTIGO JOGADOR DO UNIAO
Enviar um comentário