sábado, junho 16, 2012

Fim da linha para João Prates

Passados uns incríveis 21 dias desde o ultimo jogo da época, é anunciada a saída do treinador do plantel sénior, João Prates, em comunicado que se pode ler no sitio oficial do Grupo União Sport (http://uniao-montemor.blogspot.pt/2012/06/comunicado.html ).

Dito isto, e com nada mais a acrescentar, cabe agora à direcção do clube procurar um novo treinador que traga não só competência para o presente, mas principalmente um projecto de futuro. Alguém que pense o União como um clube apontado para a formação e que tenha capacidade de perceber que o futuro é uma formação competente e de excelência e não os camiões de jogadores vindo do Barreiro, de Setúbal ou do Seixal. Ressalve-se que estes terão sempre de existir, mas sempre como excepção que justifique a regra e não o contrário.

Como é lógico não vou indicar nenhum nome, até porque não o tenho, mas apostaria em alguém que conheça bem o distrito de Évora e as equipas do nosso distrital, alguém que entenda o que é o futebol distrital e a potencialização de jovens, não só do concelho mas da região. Porque o futuro do União deixará de ser a 3ª divisão e muito menos a nova 2ª divisão nacional, mas sim o distrital. Digo-o, agora, com uma visão a curto prazo, mesmo sabendo que a futura 2ª divisão nacional acabará por ser a nova 3ª divisão nacional, disputada por 80 equipas distribuídas por 5 séries.

Peço, então, a todos os leitores e comentadores deste espaço que indiquem que perfil deve ter o treinador do União na próxima época e a v/ ideia de futuro para o clube.

Cumprimentos

Rogério Malagueira

26 comentários:

Anónimo disse...

Do que eu acompanhei na formação (não foram poucas as vezes, uma vez que os pais da formação pagam mas nunca tem direito a transporte, porque está sempre ocupado com os jogadores seniores que vêm do raio que os parta) informo que não há nada a apontar pelo contrário há que resalvar o bom trabalho desenvolvido pelo sr. João Prates.

Anónimo disse...

Isto do Prates já cheirava mal, é inaceitável terminar-se uma época e estar-se quase um mês para despedir um treinador que em três épocas só despediu jogadores formados no clube, não lançou nenhum os que jogavam agora já são titulares á 10 anos.

resumo o sr. prates, esteve 2 anos a mais em Montemor.

Gostava de ver Jorge Vicente ou Carlos Vitorino no União.

Anónimo disse...

Sem duvida que temos de apostar na formação, nem há outra hipotese, temos de ir buscar o minimo de jogadores fora, e os que vierem tem de ter qualidade e carater. A minha aposta recaia sem duvida no treinador Carlos Vitorino, não sei se será essa a opção da direcção e se o referido treinador estaria disponivel, mas dentro da politica que temos que adoptar era a escolha mais certa.

Anónimo disse...

Obrigado JOÃO.

Anónimo disse...

Sou a Favor do comentario anterior Gostava de ver Jogadores do União na maioria e concordo com alguns jogadores de fora como é natural.

Anónimo disse...

O GUS já tem praticamente tudo definido, de algum tempo a esta parte, estão agora a deixar passar o tempo... preparem-se para uma mão cheia de desilusões e de ideias ocas!

Amigo do Rogério disse...

Rogério, primeiro que tudo gostava de te mandar um abraço. Segundo e em relação à questão em concreto, faço um balanço positivo da passagem do Sr.Prates pelo União, pois não leio a sua passagem pelo clube apenas pelo escalão de seniores. Fez o trabalhinho que tinha a fazer com a equipa de seniores, apenas posso apontar que pecou pelo elevado numero de contratações que se vieram a revelar verdadeiros flop´s. Trabalhou e pensou bem o futebol juvenil, pelo que não julgo que se possa dar nota negativa ao Sr.João Prates. Agora existe uma questão muito sensivel que é a seguinte, o treinador fez uma seleção dos valores que eram da terra, pois ( e estou à vontade para falar pois sou sócio e vi muitos jogos)muitos deles não passam de pseudo vedetas. Passo a especificar, as dispensas de jogadores da terra que minavam o União foi bem feita pois quem não tem o espirito de humildade do nosso União não merece estar aqui. Há um caso gritante de falta de Unionismo, em que estou para ver se vão buscar esse Guarda Redes que foi disciplinarmente dispensado,eu por mim nem mais um minuto de jogos do União vou ver. Pois são vedetas de mais para o União e depois vão para o distrital e também não jogam quem é que estava errado, o Sr.Prates? Há mais 3 casos como este mas este é o mais gritante. Falam-me em voltar a ter só jogadores da terra?Sim concordo com uma equipa com maioria de jogadores formados no clube, mas também sou a favor da dispensa de alguns da terra que andam a "mamar" do União sem valor para fazerem parte dos planteis. E quem é que foi mau? O Sr.Prates?!! Muitos deles têm que lhe agradecer.
O União para ter qualidade só tem uma solução. Plantel mais curto mas com mais qualidade e de preferência ( para mim) com um treinador disciplinador. Para mim seria o Miguel Angelo, homem do futebol e conhecedor da realidade quer distrital quer da zona sul toda.

Rogério tudo de bom para ti amigo e que o nosso União fique mais forte a cada dia que passa pois o nosso lugar é na 2ª divisão.
Desculpa não me identificar mas por vezes para dizer algumas verdades numa terra tão pequena como Montemor não nos podemos expor de cara descoberta. As invejas e represálias são muitas. Abraços!

Anónimo disse...

Carissimo Rogério permita que escreva aqui algumas coisas no seu blogue.
Não somos da mesma cor politica e temos divergencias a esse nivel, não somos do mesmo clube mas respeito a sua opção e temos algum em comum, Grupo União Sport, mas não as mesmas motivações!
Tenho 30 anos de clube, a jogar, a ver jogar e ultimante mais afastado porque esta é uma direcção que afasta as pessoas mas permita-me a minha opinião nesta situação!
A saida de João Prates é quanto a mim um erro enorme desta direcção e do seu presidente!
O mal não está no João Prates, até pode vir o José Mourinho porque o mal será sempre o mesmo!
Venha o treinador que vier se não colocar determinados jogadores a jogar terá sempre os mesmos problemas!
Alem de trazer respeito para o GUS, João Prates não foi em pressões para colocar jogadores a jogar e o Rogério sabe tão bem como eu pois é conhecido dentro de Montemor a pressão feitas por orgãos dos membros sociais que caso o Joao Prates continuasse eles se dimitiriam, como foi o caso da sua mãe!
A promiscuidade que existe no GUS envergonha-me e vai desde as cunhas para empregados até ao nivel de escolha de treinadores!
João Prates fez um trabalho serio como a muitos muitos anos não se via no clube, trouxe qualidade no futebol, trasnformou jogadores banais que noutras épocas eram achincalhados nos nacionais e espalhavam o vedetismo a ganhar 400, 500 euros nos distritais com equipas a treinar 2, 3 vezes por semana mas parece ser essa a opção do Rogério!
A verdade é que venha quem vier só terá paz se colocar o seu irmão a jogar e Roques e companhias limitadas porque caso contrário chovem aqui comentários e denegrir o treinador, pressoes dos tais membros dos orgãos sociais, etc etc...
A culpa é de uma direcção que é promiscua com estas situações de interesses e que envergonham mas como nos dias de hoje ninguem quer chatices por lá vão continuando para beber umas cervejas e aparecer!
Quanto ao treinador, cometeu os seus erros mas voltou a levar o clube ao mapa do futebol nacional e para mim está claramente ao nivel de Peseiro!
Analisando a época, concordo consigo num aspecto, Paulo Martins, Gonçalves foram um flop e a falta de um avançado que fizesse golos marcou a epoca juntamente com os empates em casa com Redondense e Despertar!
quanto a questão da formação, o Rogério fala mas alguma vez vou algum jogo da formação? Segundo sei João Prates, e este foi mais um dos motivos que o levou a afastar do clube ja tinha feito saber ao presidente que caso continuasse chamaria professores para a formação mas tambem ai os interesses falaram mais alto! è preferivel ceder as amizades e deixar sair um treinador que segundo os pais do seu escalão fez um excelente trabalho e com aqueles que falo não houve um que dissese mal e que deixou uma grande revolta nos pais a atitude da direcção a qual e dito por directores pediram ao presidente a continuidade do treinador!
Quanto ao futuro não me revejo no GUS com um treinador como Carlos Vitorino que é sugerido pelos tais «donos» do clube que querem ver é os filhos a jogar!Mas seja qual for o treinador tem o meu apoio desde que queira o melhor para o clube!
Gostaria de lhe fazer algumas perguntas:
Como o rogério gosta tanto do clube e sabe tanto de futebol porque não se candidata?
Fala que o futuro do clube é na distrital, é regressar ao passado mediocre que quer mas ver o seu maninho a jogar?
Ou é simplesmente sempre uma voz da oposição que nunca concorda com nada?
Não sei se colocará o comentário ou sequer que responderá, talvez vá falar no meu anonimato para não responder mas isso interessa ao rogerio porque caso contrario teria comentarios identificados como todos os blogues onde realmente se discute ideias porque aqui escrevem 4 ou 5 fazendo-se passar por varias pessoas!
Se o rogerio quer ser credivel era altura de mudar tambem o contexto do seu blogue, minha opinião!

Anónimo disse...

em relação ao guarda-redes que vai regressar deve ser porque o pedro cardoso vai sair, já ouvi dizer que vai para o farense. ficamos com o fradinho e é preciso mais um

Anónimo disse...

Amigo Rogério

Prates esve 2 anos e meio no nosso União não lançou um unico jogador da formação...zero jogadores e entretanto contratamos jogadores de 37 anos.

è isto o futuro do União.

Penso que não.

VIVA O UNIÃO.

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Raramente concordo com o Rogério, o União tem tudo menos uma estrutura sólida, precisa de dois a tres anos no distrital com jogadores da terra( mas não os mamões ), para estabilizar os cofres, ao andar esses dois ou tres anos a jogadores que representam os escalões jovens que se irão esforçar mais para conseguirem o objectivo de chegarem aos séniores. Secalhar com esses dois ou três anos afirmam-se alguns jovens que tem valor, mas não tem opurtunidades, e já com os cofres estabilizados e ai sim secalhar com a ajuda de alguns jogadores de fora( mas tambem se serem jogadores tão infaxionados como os de hoje em dia), se pense em ir aos nacionais outra vez. Pensem nisso

Anónimo disse...

Sei que já temos treinador será Miguel Angelo e Pedro Batista infelismente o carlos Vitorino vai para o Juventude Évora quanto ao plantel está em segredo só sei que o guarda redes Pedro Cardoso vai para o Farense vamos aguardando era bom na falta deste guarda redes podiamos ir buscar o guarda redes do Escouralense.

Anónimo disse...

A noticia do pedro cardoso no farense parece-me duvidosa, pois quem já assinou pelo farense foi o GR Tiago Martins (ex-Juventude de Evora)

Anónimo disse...

O João Prates acabou com a promiscuidade no clube e com a gestão da equipa de futebol de fora para dentro. O sobe e desce interessava a muitos, que encontram no Gus e no distrital a forma de ganharem dinheiro jogando próximo de casa. Assim, o clube cimentou-se na 3ª divisão, e alguns senhores perderam espaço, tal como os seus familiares. Agora uma direcção que cede a pessões uma vez, fica refém para o resto da vida! E se quem patrocina tem de mandar, então que se mude o nome de GUS para o de GUS/empresa X. Obrigado João. És grande

Anónimo disse...

Miguel Angêlo
Nuno Correia
Jorge Vicente
Paulo Sousa
Carlos Vitorino
Alfredo Almeida


Adivinhem lá .....
Escolham lá ......

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com o comentário das 23:53 do dia 17.

Anónimo disse...

Finda a época, decidi olhar para este blog de opiniões, como unianista bastante atento vou opinar sobre o trabalho do sr. João Prates. Sem me alongar sobre opções ou contratações, os resultados para mim no 1º ano foram exelentes, no 2º ano foram bons e neste ultimo ano foram razoáveis. sem por em causa outros comentaristas, para mim o sr. Prates fez um belissimo trabalho no G.U.S..
Nos ultimos 20 anos depois do mister Carraça que esteve no nosso clube 3 épocas, só mister Prates conseguiu esse feito, e não foi pelos lindos olhos, e após Carraça passaram pelo GUS 14 treinadores: Pezeiro, Luis Miguel, Wagner Canotilho, Amândio Barreiras, Valter Ferreira(já falecido), Nuno Palma, Conhé, Gião, Adriano, Cipriano, Modas, Perdigão, Paulo Minhoca, Ricardo Cravo, nenhum deles conseguiu estar 3 épocas.
No final da próxima época voltarei a ver este blog e comentarei o trabalho do futuro treinador.

Unknown disse...

Posso garantir de fonte segura que o treinador para a próxima época já está escolhido, e não é Carlos Vitorino que vai trenar o Fabril, e não é o Miguel Angelo. Mas para os apoiantes da formação é uma boa noticia, pois nem o Carlos no Vendas Novas nem o Miguel no Juventude e no Atlético jogavam com jogadores da formação lançados por eles, jogavam sempre com jogadores de fora, basta ver os plantéis dessa equipas.

Anónimo disse...

ROGÉRIO (DR.)

O sr Cravo quando saiu passou o tempo a dizer mal do Prates no teu Blog.

Agora o Prates passa o tempo a promover-se, a dizer o que fez, o que outros não fizeram, que foi o melhor em 20 anos.

Perdoem-ºme mas este senhor prates julga talvez que em Montemor e nomeadamente no União é tudo gente estúpida que nunca viu Futebol.

Aguenta Rapaz..

Anónimo disse...

No dia 18 de Junho pelas 18h,4m e ainda no mesmo dia,ás 22 h 5 m,duas almas dizeram a verdade,parabéns aos dois,o que o tal grupo quer é voltar ao tempo da terra queimada.
Não basta,termos um relvado em péssimo estado,um bar que funciona mal, pior que o do cortiço, ou outro do concelho !

Bancada sem publico, sim, sem público,porque o Lavre Escouralense,teve mais espetadores que qualquer jogo do união.

Ordenados em atrazo, caso único no concelho.
-Só o Uniao !
-Que vergonha !
- Quem responsabiliza a Direção ?

Pergunto se tudo isto é culpa do sr João Prates.

No final da proxima época,se Deus quizer,cá estaremos para fazer a analize e ver quem vai ter que enterrar a cabeça na areia.

Anónimo disse...

Com o plantel que construimos a época passada qualquer treinador de meia leca tinha ficado acima do 8º lugar final.

Também penso que a culpa não foi só do treinador, foi também do inventor porque o nosso treinador é um inventor.

Assim uma equipa técnica formada por um treinador em fase de aprendizagem com um curso de inventos nivel 3, cujo seu adjunto era fotografo sem colete, não se podia esperar muito mais.

É uma pena tudo o que poderias ter feito e não fizeste por com este plantel " pura incapacidade".

Anónimo disse...

corrijo treinador nivel 2

Anónimo disse...

Nuno Correia vai ser o treinador do Uniao!
Mais uma escolha do Gaitas que não quis o Vitorino! Vergonha! Mais uma vez só interesses e uma carrada de jogadores de setubal! O Prates já foi mas o Gaitas devia levar a mesma volta, tambem a este vendeu um carro! Só interesses! Vergonha!!!!!

Anónimo disse...

O homem saneou o balneario de fabio neves, nuno brás, etc e mais se seguiriam, bastava mais uma época. o GUS está cheio de maradonas de meia tigela que nem no distrital jogam mas aqui no União enchiam o peito e diziam QUERO JOGAR... as escolas do GUS nos ultimos anos esqueceram-se do principal que é formar homens acima detudo e têm formado pseudo craques com um ego do tamanho da subida do castelo. Por isso andam no distrital a saltar de equipa em equipa sem jogarem ou jogando pouco e ao fim de um ano levam um pontape no rabo pois as pessoas topam-nos a leguas... infelizmente é possivel que pelo menos um desses volte para o GUS

Anónimo disse...

O sr sabe a verba que o Vitorino pedia?? Falar sem conhecimento é fácil. Agora também quer escolher os clientes do Sr Gaitas?? Não confunda as coisas... Você não sabe que o Vitorino foi visto várias vezes no estádio com um familiar de jogadores. Quer que os compadrios continuem no clube??? Vamos acabar com isso, e continuar com a limpeza, o distrital só interessa aos fracos. O UNIÃO é GRANDE

Anónimo disse...

O união atravez da sua direção desceu ao inferno,lamento dize-lo mas quando terminar a proxima época,até ao final do seculo vinte um, nunca mais disputará um campeonato a nivél nacional.
O união tem um historial que merece respeito.
E esses senhores tem que ser responsabilizados.
Apelo aos sócios para que no final da proxima época,apresentem junto das entidades competentes uma quiexa contra esses senhores .que todos nós conhecemos.

O união é a instituição mais representativa na cidade e no concelho.
Chegou a hora de dizer chega!!!