Hoje, ao fazer a ronda diária pelas noticias desportivas, deparei-me com a suspensão do futebol sénior da União Desportiva Messinense.
Nunca utilizei escrita de terceiros neste espaço, mas neste caso vou abrir uma excepção, tendo em conta que a minha opinião sobre o que deveria ser o Grupo União Sport está dada.
Ora, na noticia acima referida (que pode ser lida aqui), o Presidente do clube algarvio, Luís Guia, dita o seguinte:
"A União Desportiva Messinense, do concelho de Silves (Algarve), suspendeu o futebol sénior por falta de financiamento e devido ao «desinteresse» competitivo do Campeonato Nacional da 3.ª divisão, disse hoje o presidente do clube.
«A decisão foi tomada face às alterações dos modelos competitivos, que preveem a extinção da 3.ª divisão, e que obrigará os clubes a fazerem maiores esforços financeiros», observou Luís Guia, presidente do clube algarvio.
A suspensão do futebol sénior de todas as provas nacionais e distritais, por tempo indeterminado, foi decidida em Assembleia-Geral.
De acordo com o dirigente, a suspensão do futebol sénior, a que estava destinado um orçamento de 90 mil euros por época, permitirá ao clube equilibrar as contas e reduzir o passivo que ronda atualmente os 200 mil euros.
«A crise financeira acentuou a dificuldade na angariação de patrocínios e os donativos e subsídios caíram abruptamente. A nossa receita está, na sua maioria, dependente do transporte escolar, mas é insuficiente para manter o futebol sénior», destacou Luís Guia.
«Apesar do futebol ter sido sempre a modalidade rainha, a decisão foi difícil mas ponderada e consciente para manter a estabilidade e sustentabilidade do clube, ao evitar o aumento do passivo e o incumprimento dos compromissos», sublinhou.
Luís Guia assegurou que o clube irá manter e «reforçar o futebol juvenil em todos os escalões de formação, num total de cerca de 200 jovens».
O dirigente considerou que a suspensão do futebol sénior «não representa um passo atrás na história do clube, mas sim o reforço de bases que levará a um salto qualitativo para o futuro».
Fonte: Sapo Desporto
Como é do vosso conhecimento, não defendo a suspensão do futebol sénior, contudo tenho de concordar e salientar a coragem e a decisão dos sócios e direcção do Messinensse.
O Campeonato da 3ª divisão da época 2012/2013 é desinteressante e não pode ser encarado como se se tratasse de uma outra época qualquer, porque evidentemente não o é. A 3ª divisão vai ser extinta e o modelo competitivo alterado, logo os clubes têm de definir estratégias a médio prazo e deixar de pensar época a época.
O Messinense tomou e bem a decisão de apostar nas camadas jovens, numa politica de futuro. Fortalecer hoje as bases, significa um futuro mais forte, mais sustentado, um futuro lógico que os clubes da dimensão do Grupo União Sport já deveriam ter tomado. A força destes clubes está na formação das bases, parafrasear o presidente do Messinense e só assim se conseguirá manter a estabilidade e viabilidade destes clubes.
O que está a acontecer com o Messinense e com o Estrela de Vendas Novas, pode acontecer com o Grupo União Sport. Não é garantido que a Câmara Municipal vá ano, após ano, sustentar um plantel sénior pago como se o clube tivesse receitas próprias. É preciso entender que o clube não tem receitas, e o que os subsídios das Câmara Municipal que deveriam ser canalizados para as camadas jovens, são hoje e sempre, desviados para o plantel sénior, para pagar a jogadores que recebem mais do que deviam. É um facto de que ninguém pode esconder, que o clube utiliza dinheiro público, que deveria ser utilizado na formação desportiva dos montemorenses para pagar o futebol sénior.
Volto a reforçar que esta época é decisiva para o futuro do Grupo União Sport e a politica assumida no último ano é errada e pode levar ao fim do clube. Os exemplos vizinhos têm de ser levados em conta e o futuro tem de ser projectado noutros moldes. O exemplo do Messinense e a politica de reforço e investimento das bases é o caminho para um União mais forte no futuro, chamando a si os sócios e os montemorenses. Esta é a força de um clube de cidade do interior.
Faço a ressalva que esta politica não pode nunca invalidar ou impossibilitar o reforço do plantel sénior com jogadores "estrangeiros", de fora de Montemor. Isso sempre aconteceu e sempre vai ter acontecer.
Sei que a actual direcção não vai seguir a orientação, até porque o reforço do plantel sénior está definido e não seguirá os moldes e ideias do Presidente Luís Guia do Messinense.
Para terminar e não ser mal interpretado, reafirmo que concordando com a decisão do Messinense, defendo que o Grupo União Sport não pode suspender o futebol sénior. Ao trazer esta noticia pretendo reafirmar e reforçar o que já tinha defendido, demonstrando que existem clubes iguais ao União que olham e vêem o futuro da única forma que este pode ser visto. Espero que o União não se arrependa das decisões tomadas neste defeso, mas acredito que se seguir outro caminho, que não o do Messinense, o futuro será triste e todos nos iremos arrepender.
Cumprimentos
Rogério Malagueira
13 comentários:
Plantel do Grupo União sport
2012 / 2013
( Plantel ainda não fechado )
Guarda-Redes
Pedro Cardoso e Diogo Freire ex.Estrela V.Novas
Defesas
Aldenir ex.Melidense, Miguel barrenho, João Monteiro, paulo martins, rui arsenio, e andre.
Medios
Calu, Seatra, Romão ex.milfontes, Cau e Jorge Roque
Avançados
Valdo ex.Estrela V.N, Bruno mendes, ex.Estrela V.N., Tharcio ex.Juventude Evora, Dario ex.Ferreirense, Rui pereira e Bruno Gonçalves
Muito bem observado, se é para descer segundo os novos modelos da FPF que o façamos com os jogadores da formação, do conselho ou do distrito para arranjarmos bases para os novos campeonatos que se avizinham,
é uma perfeita loucura trazer jogadores (velhos) sem futuro no clube, de longe mandando os nossos embora sem o minimo reconhecimento como se de objetos se tratasse.
basta ver o blob oficial do clube não faz qualquer referencia a jogadores dispensados que independentemente do seu valor derem grande parte da sua vida desportiva ao clube.
mas tudo isto tem uma explicação, o jogador da zona não dá ao RESPONSÁVEL por tudo isto as coisinhas que os AFILHADOS podem dar.
mas no proximo defeso com a venda dos jogadores contratados equilibramos as finanças.(louco)
Sr.Gaitas vá se embora e deixe o Club em paz eu como sócio pagante não quero a creditar nesta loucura de velharia que se encontra no club só conseguimos encontrar de montemór 5 jogadores que tristeza vai o nosso União então os outros formados no club e com futuro não servem casos de Lino Malhão Ricardo Malagueira Luis Bento Kimilson Varela Paulo Pinheiro Fábio Nuno Brás Rui Roque e tantos outros e para desputar mos o Campeonato deste ano deixem 10 equipas para o distrital mais uma razão de ficarmos com os jogadores formados no União
Força Velho UNião que não tens culpa disto
ex. senhores,
o gus está a preparar uma equipa de 2ª liga, estaremos rápidamente no futebol profissional, sendo o nosso pricipal negócio compra e venda de jogadores, a nossa formação passará para 2º plano!!!! são estas as afirmações do responsável pelo futebol sénior.
-Já o Sr. Manuel Pedro experimentou e parece que o resultado ai sendo a completa falência do clube. atenção sócios!!
meus senhores.é um crime trazer tanta gente de fora.para que?se descem 10 equipas o uniao vai estar entre elas.se vamos para o distrital.porque nao preparamos ja uma equipa de futuro so com jogadores de montemore de evora e de vendas novas ?e da formaçao?assim poupamos dinheiro e preparamos o futuro para a distrital.só um cego a que nao ve isto.o sr director desportivo nao tem categoria para estar a frente do uniao.viva o gus.
Rogério como é que tu deixas passar o comentário das 15:25. Mais sabes tu (porque tens informação para isso) que é um comentário completamente falso e que só serve para desestabilizar. Estou a começar a ver que é o tu gostas, de DESESTABILIZAR...
E quem vos disse que os bons e promissores jogadores de Évora, Vendas Novas e outras terras próximas de Montemor, querem ir jogar pró União ??? Realmente ainda não olharam pro umbigo ???
O União é um clube de sueca, minis e bifanas. E se ainda jogam num campeonato nacional devem-no aos poucos que ainda lá trabalham. De certeza que a esta hora aqueles magnificos jogadores da terra que foram ingloriamente dispensados, depois de tantos anos no clube, conquistando inumeros (quer dizer muitos) titulos, já arranjaram clube...ou não???
Ao 1 comentário aqui vai. Anda muito mal informado. Pedro Cardoso Bruno Gonçalves os brasileiros foram todos dispensados mais o Rui Roque, Lino, Kimilson sabe quantos euros estão aqui? Parabéns ao treinador pela visão que tem . Ainda deviam ser dispensados o fradinho e o Miguel barranho pois quando nao jogam andam sempre com azia . Sei que já se reforçaram e bem entra Valdo Bruno Mendes Diogo freire Tavares 4 juniores da formação, fabinho malagueira continuam . Parabéns continuem. Saíram muitos euros que pouco deram ao clube na época passada. Sei que o André o seatra e o Jorge Roque nao queriam assinar, se fosse eu que manda-se esses já nao assinavam. 250 euros por mês a cada 1 já é muito bom.
para quem diz que o diogo freire é um bom reforço.. quando olham para o curriculo é preciso ter cuidado, esteve na formação do benfica mas nunca foi titular. jovem mas muito verde. na minha opiniao era melhor ficar com o pedro cardoso porque gostei de muitos jogos que ele fez, mas tem de baixar o ordenado porque pelo que se diz recebia muito e n ha condições para isso.
Já contei até 23(vinte e três atletas) e ainda vem mais á experiencia....onde está a crise.lolololol
Estremos direito ou esquerdo.
Fábinho
Valdo
Miguel
Magalhães
Rui Pereira
Harramiz
Tiago Grosso
7 para 1 ou 2 lugares (parece-me algo exagerado). vamos ver.
Estes comentários valem ou que valem.Quem decide já sabe ou que vai fazer e como o vai fazer.Só é pena brincarem com os jogadores e não serem honestos!!!!!
Bolas ainda nem começaram a jogar já toda a gente diz mal, todos farim diferente calma, deviam ser mais de montemor sim sem dúvida, o união vai aguentar-se? sim vai enquanto a câmara se aguentar, assim foi em leiria, assim e Vendas Novas, assim foi em Évora, é certo e sabido, vamos ver se a câmara aguenta tb não deve tar facil... Agora está mer*a da federação cobrar balurdios de incrições de isto daquilo e do outro, para depois meter os cócós da seleção no hotel mais caro de todas as seleções do euro, para um pais pobre, com um futebol pobre, é uma vergonha, a federação vai matar os pequenos, os clubes da terra, do interior, os clubes e adeptos tem de travar isso..
Enviar um comentário