» Montemor-o-Novo, 25 de Novembro de 2012
Estádio 1º de Maio
15 horas
9ª Jornada
Grupo União Sport 6 - 0 Grupo Desportivo de Lagoa
Harramiz (3)
Nuno Silva
Rui Arsénio
Rui Pereira
--------------------------------------------------
-- CRÓNICA --
Num Domingo cinzentão, o Grupo União Sport, primeiro classificado, invicto, recebeu o Grupo Desportivo Lagoa, último classificado, com apenas 6 pontos em 8 jogos.
Pedia-se uma vitória convincente do União contra o último classificado da série, mas sem esquecer o que aconteceu, também no 1º de Maio, com o então último classificado, Castrense.
O União entrou com o seu onze habitual. Diogo Freire na baliza, Gambóias, Paulo Martins, André e João Monteiro na defesa, Luís Seatra, Cau e Rui Arsénio na intermediária e Bruno Mendes, Harramiz e Nuno Silva na frente de ataque alvi-negra.
Entrou melhor o Lagoa na partida, com um meio campo aguerrido, a chegar primeiro aos lances discutidos e ganhando quase todas as segundas bolas. Nos primeiros minutos, destacou-se a jovem equipa algarvia que podia ter marcado num lance de bola parada bem executado.
Depois dos primeiros minutos, o União equilibrou a contenda e assim seguiu até ao primeiro golo alvi-negro que parece aparecer, sem que tivesse feito grande coisa para o conseguir, exceptuando-se um desvio por cima da barra por parte de Nuno Silva.
O golo do União, concretizado por Harramiz na sequência de um canto, veio dar inicio a outro jogo que não se tinha visto até então. Com o primeiro golo, a equipa do Lagoa desistiu de jogar, baixou os braços e atirou a toalha ao chão. Também por mérito do União, que carregou, jogou futebol e encantou. Acordado para a partida, Harramiz acabaria por bisar e Nuno Silva marcar o terceiro ainda antes do intervalo.
Numa boa primeira parte há que realçar Gambóias e Harramiz na direita e Bruno Mendes e Monteiro na esquerda. Os homens que dão profundidade lateral à equipa Alvi-negra estiveram em grande nesta primeira parte. Entregues ao jogo, fizeram gato sapato da defesa algarvia, cruzaram quase sempre bem e com bastante perigo, jogaram e fizeram jogar. Sempre dispostos a atacar e a fechar atrás, foram os melhores do União na primeira parte do encontro.
A segunda parte foi toda do União que parecia estar a jogar contra uma equipa de juniores. Não estava, mas a tenra idade dos algarvios notou-se assim que sofreram o primeiro golo. Deixaram de atacar, deixaram de defender e a sua pior qualidade veio ao de cima.
Harramiz havia de coroar a sua superior exibição com o seu primeiro hat-trick ao serviço do União e elevar para 4-0. Rui Arsénio primeiro e Rui Pereira depois concluíram a segunda goleada em duas partidas no Estádio 1º de Maio.
Excelente exibição unionista contra um fraquíssimo Lagoa que chegou a incomodar nos primeiros minutos do encontro.
Quero destacar a grande exibição colectiva do União, mas principalmente a exibição de Harramiz que mesmo com o avolumar do resultado, não deixou de correr, lutar, defender e mostrar que está ali para se divertir a jogar futebol. É neste momento o melhor jogador do União, numa forma física invejável que complementa com a sua técnica apurada.
A nota menos terá de ir para a pouca dinâmica que dão ao ataque Alvi-negro os dois médios interiores, Cau e Rui Arsénio. Se o segundo é central de origem, e nota-se a sua dificuldade em transportar jogo e o pouco risco do passe, o primeiro, apesar da sua experiência e sabedoria, já não consegue emprestar a agressividade e intensidade que a equipa precisará nos duelos com as melhores equipas da série. Bem sei, que o papel principal destes dois médios é preencher os espaços e funcionar como guarda-costas aos três da frente, mas mesmo assim parece-me que mais à frente no campeonato fará falta um jogador mais lesto no ataque, que transporte jogo e consiga combinar com os avançados do União.
Também que parece, que o treinador Nuno Correia podia ter aproveitado esta partida para dar minutos aos mais jovens Pedro Nunes e Fábio Caeiro. Assim não o entendeu e terá certamente as suas razões que se terão de respeitar.
Veremos como decorre o campeonato daqui para a frente, mas pelo que se tem visto, temos equipa e temos boas perspectivas.
Um último apontamento para o nivelamento desta série F da 3ª divisão. Pelo que vi (Castrense, Monte do Trigo, Lagoa e Vila Real de Santo António), parece-me que as equipas estão mais fracas que nas épocas transactas, apesar de estas serem as quatro últimas classificadas. É lógico que o fim da 3ª divisão levou a que as equipas pensassem nesta época, como o lançamento da próxima, nunca óptica de lançar jogadores mais jovens, dar-lhes experiência competitiva e prepará-los em competição para o distrital, mais certo para umas do que para outras, que disputarão na próxima época. O Sr. Manuel Roque, no relato da partida, fez referencia a este alegado nivelamento por baixo (palavras dele) desta série da 3ª divisão. Parece não concordar com isso. Certamente não haverá melhor opinião, tendo em conta que acompanhou todos os jogos do União, mas estas goleadas na 3ª divisão há muito não se viam e o União parece estar a jogar o distrital.
Melhor do União: Harramiz
Notas positivas: O relvado do Estádio 1º de Maio, que mesmo com a chuva, parece estar recuperado. E só os jogadores sabem o que isso tem ajudado. A excelente exibição colectiva do União e a notável entrega de todos mas em especial do MVP, Harramiz.
Notas negativas: A pouca afluência de público e a menos fulgurante exibição de Nuno Silva que me pareceu estar a jogar um pouco em esforço. Destoou um pouco dos outros dois da frente, apesar de ter marcado pela 3ª vez consecutiva.
Cumprimentos
Rogério Malagueira
12 comentários:
Vamos lá ganhar a 2ª DIV. espera-nos????? Grande G U S.
Atenção Pessoal vamos jogar com o ultimo, será nessecária toda a concentração porque é nestes jogos que se ganham e perdem campeonatos. temos 14/15 jogadores do melhor que existe na terceira divisão não podemos dár ábébias!!
Fonte Segura
Dr. Rogério, com todo o respeito penso queo o sr. será a face da modernedidade deste clube. o Sr. deve ser o presidente do clube no deu centenário, acredito que não vai desiludir a maoria dos Unionistas, esta direção aprecio o seu esforço e dedicação mas está desarticulada e desgastada, isso refletesse na nossa equipa sénior que já conta com mais de 15 jogadores não fornados no clube no seu plantel. nós nos últimos 10 anos fomos 3 vezes campeões distritais de juniores....onde andam esses jogadores.... quem os apoiou.... A crise, obriga a refletir e devolver o clube ao Montemoreses.
Concordo com estes comentários temos muita qualidade é preciso mostrar em campo nem sempre se ganha por ser a melhor equipa mas penço que neste jogo e frente ao sesimbra na próxima jornada vamos concerteza marcar os 6 Pontos 2 jogos em casa temos que aproveita-los. Depois temos a deslocação a Évora para defrontarmos o velho Juventude esse será o nosso jogo de teste na minha opinião penço que se não ganharmos tenho a certeza que o empate está seguro.
Boa tarde então e a sua crónica ao jogo? Só faz quando lhe convém Sr Rogério ? Boa tarde e parabéns por mais uma vitória.
Caro Rogério, bom dia.
Li agora a tua crónica ao jogo e relativamente à parte final, onde referes a minha opinião, fico um pouco baralhado. Dizes que eu refiro que esta série está nivelada por baixo, mas que depois pareço não concordar!!...
Fiquei confuso, mas vou tentar esclarecer o que penso, que aliás já fiz referência em várias situações aquando dos relatos, fruto de duas realidades que me parecem inequívocas.
Primeira realidade:
Digo, e reafirmo, que realmente a III Divisão, e neste caso a Série F, me parece nivelada por baixo, mais fraca, com menos investimento por parte de várias equipas, certamente fruto da "morte" anunciada deste escalão. As equipas, na sua esmagadora maioria, sabem que têm o destino traçado (a descida aos distritais), por isso investiram menos e apostaram mais nas suas formações.
O Lagoa é apenas um exemplo do que aqui afirmo, porque mesmo o Lagoa do ano passado (que só garantiu a manutenção na penúltima jornada, tal como o União) era bem mais forte. Do Sesimbra, nem se fala, tal a razia que sofreu no seu plantel, perdendo muitas das suas pedras base, sem deixar de ser uma equipa incómoda, principalmente no seu Vila Amália... Mesmo o Esperança de Lagos, apesar do excelente campeonato que está a fazer, é um Esperança menos forte do que aquele que tinha jogadores como Marocas, Roberto, Bruno Gonsalez, Pedro Alexandre, etc.
Por isso, penso que a minha opinião não deixa dúvidas, é uma III Divisão mais fraca...
Segunda realidade:
O excelente campeonato que o União está a fazer, mesmo tendo em vista o que acima afirmei. Uma equipa que ainda não perdeu, que está em 1.º lugar isolado, com 3 pts. de vantagem sobre o 2.º, que contabiliza 6 vitórias e 3 empates, que marca mais e sofre menos que todos os outros, só pode merecer o nosso aplauso e regozijo.
É caso para afirmar que com o mal dos outros pode o União bem e o União tem feito pela vida, apesar do jogo (pelo menos esse) com o Castrense ter deixado um amargo de boca.
E falando do União e das debilidades de algumas outras equipas, tembém poderemos afirmar que o mesmo Monte do Trigo que foi goleado no 1.º de Maio vai empatar ao Juventude e golear em V. Real de St.º António, que o Lagoa que perde por 6-0 em Montemor foi há umas jornadas empatar em Moura, mesmo o próprio Lusitano V. Real, que está mal classificado, não deixa de vir empatar a Reguengos.
É assim o futebol e toda a sua imprevisibilidade, o que o torna muito mais fascinante...
Por isso, acho que coabitam estas duas realidades, um campeonato bem mais fraco e um mérito indiscutível da prestação, até ao momento, do União, que me parece ser com Moura, Reguengos, Lagos e Juventude, as equipa mais fortes...
Esta é a minha opinião, com respeito por todas as outras.
Abraço Unionista, a caminho do Centenário!...
Manuel Roque
Caro Manuel Roque,
Quando fez referencia a este nivelamento por baixo da série F da terceira divisão no relato do jogo de Domingo, fiquei com a sensação que não concordava com essa ideia, ou seja, para si a série F não estaria nivelada por baixo. Foi o que pareceu, mas aceito que o tenha entendido mal, pelo que peço desde já as minhas desculpas.
Todavia, concordo inequivocamente com o que aqui explanou. O que se passa é exactamente isso. Nem mais, nem menos.
Agradeço desde já a sua participação neste fórum, que acredite, muito me honra.
Um abraço e boa continuação do grande trabalho já muito vez elogiado que mantém com o Paulo Canas.
Cumprimentos.
Rogério Malagueira
Obrigado Rogério...
Realmente poderá ter sido isso, como também eu me poderei não ter explicado tão bem como quereria... mas é realmente a ideia que tenho, desde as primeiras jornadas...
Uma III Divisão mais fraca e um União, com a equipa que tem, a saber aproveitar esse facto para somar vitórias e obter algumas goleadas que, como muito bem dizes, só fazem lembrar alguns jogos e equipas do distrital...
Que assim possa continuar...
Abraço.
Manuel Roque
Pela primeira vez, acho que a crónica aqui apresentada corresponde totalmente á realidade que foi o jogo, bem elaborada e correcta. Parabéns
Nivelar por baixo é a Câmara,depositar milhares de euros nos cofres do União, e Clubes como Cortiço,Ciborro,Lavre,Cabrela,Escoural,Zero Euros.Isto sim é nivelar por baixo,para não aplicar outro adjectivo.Mais informo que á poucos dias foi inaugurado o sintético do Alcaçovense.
Pergunto se há algum campo sintético nas
freguesias representativas desportivamente no Concelho ?
Não há, porque o Comilão do União ,papa tudo,o que não acontece nos outros distritos.
Hája Vergonha !
semana após semana vou acompanhando os resultados e alguns jogos das equipas da nossa formação e é com grande agrado que vejo o desempenho dos nossos jovens atletas que têm condições para chegar á equipa principal e serem importantes para o união. os meus sinceros parabéns
Mais fraco esta serie??????
Sr Roque só por ressabiamento dos seus sobrinhos não jogarem pode dizer isso e o Rogério pelo irmão!
Esta como se confirmou nos resultados da semana passada é a serie mais forte dos ultimos três anos!
Apenas estão a desvalorizar o trabalho feito pelo Mister Correia e pelo Director Antonio Marques!
Tenham vergonham!
Enviar um comentário