quarta-feira, janeiro 13, 2010

Melhores do ano

Depois de grande afluência de comentadores à rubrica "Melhores do ano" e da vitória sobre os Pescadores da Costa da Caparica, é tempo de recolher resultados e dar a minha opinião.

Começando por mim e tendo em conta os critérios que apresentei, nomeio os Iniciados como equipa da formação do ano. Os resultados falam por si e penso sermos todos unânimes nesta questão. A equipa era boa, bem liderada e trabalhada, conseguindo a manutenção. Refira-se que apenas a equipa de Juniores na época de 2005/06, então liderada por José Francisco e com um leque de jogadores, onde figurava por exemplo Sebastien e Daniel, tinham conseguido em toda a história do União a manutenção numa divisão nacional (neste novo formato). Por isto e muito mais, parabéns a toda a família dos iniciados,pela época 2008/09.

Não saindo da formação, elejo o jogador Guilherme Almeida como melhor jogador da formação do ano 2009. Em todos os jogos da equipa de Iniciados e depois dos Juvenis a que assisti, os meus olhos ficaram encantados com a maturidade, elegância e capacidade técnica do médio franzino. Quem acompanha a formação do União saberá do que falo. A minha opção vai também de encontro ao espectacular trabalho que fez no campeonato nacional de Iniciados, onde foi o melhor e mais influente jogador da equipa. Quem tenha dúvidas do que digo, aconselho uma ida aos campos onde jogará brevemente. Boa sorte e continuação de bom trabalho.

Ainda na formação, reside aí, na minha opinião, o treinador do ano. Sem desprezo para Ricardo Cravo que merecia igualmente, elejo Inácio Lopes. A justificação vai para a maior dificuldade em lidar com jovens que estão a entrar na adolescência e todas as dificuldades que isso acarreta, quer a nível desportivo, social e emocional. Para além disso é notória a disparidade de condições dada a um e a outro.
Conseguiu, em parceria com o seu adjunto Carlos Barreiro, trazer para Montemor dois jovens de qualidade, que lhe permitiram ter uma equipa mais competitiva no difícil campeonato nacional de Iniciados. Numa manutenção conseguida com segurança, deixa uma herança ao actual treinador dos Juvenis algo pesada. Um lote de bons jogadores, competentes e capazes de levantar mais um campeonato de Juvenis para o Grupo União Sport. Mais que isto, os resultados falam por si. Este ano luta mais uma vez pela manutenção e se tudo correr normalmente irá consegui-la pela segunda vez consecutiva, feito inédito em toda a história.

O melhor jogador sénior, é Jorge Roque. Decisivo, essencial e unanimidade na escolha. Os seus golos, assistências e clarividência em momentos decisivos no campeonato ganho pelo G.U.S., são explícitos de que merece o "prémio" de jogador do ano. Se não bastasse, está a fazer uma grande época este ano e a justificar a distinção. Toda a justificação, domingo às três no campo Sanches de Miranda.
Uma palavra também para Rui Fradinho. Tão ou mais decisivo do que o seu colega, fica na retina o penalti defendido no jogo do titulo e o quão foi importante. Toda a segurança demonstrada quando a pressão era mais que muita, permitem-lhe ficar na história do clube.

Por último, o acontecimento desportivo do ano foi o jogo G.U.S 3-0 Estrela de Vendas Novas. Foi lindo ver tanta gente no 1º de Maio, um dia que jamais esquecerei onde a equipa sénior do G.U.S. foi coroada com uma vitória sem contestação. O ambiente, a atmosfera, tudo e mais alguma coisa deixam-me uma nostalgia incrível e arrebatadora. Foi um dia inesquecível e o dia mais mágico que vivi no Estádio 1º de Maio.
Por arrastamento, elejo a claque Alvi-Negros como os unionistas do ano. No jogo supra referido empurrámos a equipa e fizemos parte da conquista do campeonato tal como foi reconhecido pela direcção que na pessoa do seu Secretário - Alfredo Manuel Pastaneira Neves- nos entregou uma faixa de campeão. Naqueles quatro jogos finais vivemos tempos de euforia, companheirismo e regresso de muitos às lides unionistas.

Para terminar, explano o resultado das votações dos comentadores deste espaço com algumas nuances das que eu ditei.

- Equipa da formação do ano -
Iniciados
- Treinador do ano - Ricardo Cravo/Paulo Minhoca
- Treinador da formação Fut.11 - Inácio Lopes
- Treinador da formação Fut. 7 - Paulo Carriço
- Jogador da formação- Lino
- Jogador Sénior do ano - Jorge Roque
- Jogador com mais margem de progressão- Cláudio Martins
- Jogador Revelação - Daniel Felicio
- Sócio do Ano - Presidente José Vicente Grulha

Rogério Malagueira

3 comentários:

Anónimo disse...

SR ROGERIO,justiça feita,inacio lopes tem feito um bom trabalho na formaçao do gus,nem sempre reconhecida,mas o mourinho tambem é muito criticado por isso as criticas,nem sempre sao de levar a sério.
ricardo cravo-paulo minhoca,eleita pelos comentadores,sem duvida uma dupla que com trabalho dedicaçao e humildade foram campeoes e deram uma boa imagem de como se deve estar no futebol,com respeito,amizade,certamente um dia quem sabe voltarao ao nosso clube,uma palavra para todos os jogadores do gus,GRANDES JOGADORES,GRANDES HOMENS.paulo carriço é um grande tecnico,lino brilhante,jorge roque um deus dentro do campo e um jogador com magia,jorge roque um jogador que poderia ter sido da 1 liga.
claque alvi negra muito importante nos ultimos jogos do campeonato e espero que tenha futuro no clube.
sr rogerio o acontecimento do ano de facto sem duvida o jogo gus-v novas,para recordar para sempre,2000 pessoas no estadio e uma exibiçao de grande categoria do gus,fica na história do clube este jogo.
socio do ano-jose grulha um bom presidente,bom homem,amigo do clube,um exemplo.
ass.vitor cunha

Anónimo disse...

bem escolhidos, concordo plenamente com os resultados finais.
CARREGA GUS, VAMOS LÁ CHEGAR.
o jogo de domingo em évora a pressão é do juventude, nós temos tudo a ganhar e nada a perder neste jogo.

Anónimo disse...

Assino por baixo.